30 de outubro de 2009 as 08:08 / Assistência Social, Sem categoria

A Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho

Fazendo a diferença com a Deficiência!

O grupo denominado "UNIDOS SOMOS FORTES", é um grupo formado por 10 pessoas com deficiência. A formação inicial do mesmo se deu através do projeto desenvolvido pela ULBRA/Carazinho, quando possibilitou 20 horas de capacitação para a inserção de Pessoas com Deficiência ao mercado de trabalho, tendo a parceria da Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque juntamente com a Secretaria Municipal de Ação Social. Ao término desta capacitação, sentiu-se a necessidade de continuar com os trabalhos.

O processo de exclusão social das pessoas com deficiência, o preconceito, bem como o não acesso destes sujeitos ao mercado de trabalho instigou a estagiária do Serviço Social, Itamara I. Wentz, a intervir junto ao grupo, com a elaboração e execução do projeto: A inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Onde o mesmo possui a supervisão da Assistente Social Sílvia Nemecek Loss.

O presente projeto tem como objetivos dar continuidade nos trabalhos iniciados pela Universidade. Contatar com maior número de pessoas com deficiência no presente município, desenvolver ações que possibilitem a sensibilização da sociedade e dos órgãos empregatícios a respeito da contratação das pessoas com deficiência. Assim como democratizar informações sobre os direitos garantidos nas legislações vigentes para pessoas com deficiência ao acesso do trabalho; contatando com empresas locais para conhecer o grupo, com vistas a uma aproximação e também possibilitar um espaço de convivência aos seus integrantes.

Os encontros são realizados semanalmente no CRAS, onde os trabalhos são voltados a contribuir no processo de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, visando à garantia de inclusão social e condições mais dignas de vida para esta população.

Nos encontros grupais são explanadas questões quanto à qualificação para o mercado de trabalho formal, preenchimento do currículo de cada integrante, possibilitando aperfeiçoamento dos conhecimentos gerais, formas de comunicação e lideranças, e informações das legislações existentes para as pessoas com deficiência.

O grupo almeja desmistificar a errônea concepção de que pessoas com deficiência física ou mental são incapazes de qualquer atividade. "Devemos compreender que a ausência de sensibilidade não significa a ausência de sentimentos; a incapacidade de movimentos não significa uma pessoa incapaz; a deficiência de um sentido não significa uma vida sem sentidos." (Relatório Azul, 2007).

Fazendo a Diferença com a Deficiência é o lema deste grupo, que busca com persistência demonstrar que podem sim fazer parte do mundo do trabalho, e que as empresas deveriam ter mais conhecimento a cerca das capacidades laborais das Pessoas com Deficiência, possibilitando maior inclusão social das mesmas.

Um dos momentos marcantes na realização deste projeto foi à participação do grupo na 77ª Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, que aconteceu na ULBRA/Carazinho nos dias 28 e 29 de outubro de 2009. A acessibilidade universal foi a temática principal, sendo esta subdividida em várias salas temática como a educação, saúde, trabalho, assistência social, oficinas de recreação e sala de gestores. Cada tema explanou suas especificidades e aspectos relevantes quanto à inclusão de pessoas com deficiência nestes espaços.

O grupo "Unidos Somos Fortes" participou da sala temática trabalho, sendo que nas demais salas teve-se a participação dos representantes das secretarias municipal de Assistência Social, Habitação, Educação, oportunizando a todos um espaço de importantes reflexões à cerca de ações que efetivem a cidadania a este segmento da sociedade.

Sabe-se que muitas foram às conquistas referentes às legislações voltadas para a garantia dos direitos das Pessoas com Deficiência. Há a necessidade urgente de por em prática os preceitos estabelecidos nestas conquistas que se iniciou com a Constituição Federal, com a Lei Orgânica da Assistência Social, as quais preconizam que todos são iguais perante a lei e, por isso, todos devem ter os mesmos direitos e deveres enquanto cidadãos. Deve-se entender e atender as pessoas com deficiência como sujeitos de direitos incluí-los na sociedade, e como parte desta inclusão percebe-se imprescindível à acessibilidade e inserção destes no mercado de trabalho.

A Secretaria Municipal de Ação Social está a disposição com maiores informações para empresas interessadas na contratação de pessoas com deficiência, bem como possui referências e currículos de cada integrante do grupo. Contato pelo fone 3332-1233