A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
29 de outubro de 2009 as 09:38 / Saúde, Sem categoria

NOTA TÉCNICA INFLUENZA A (H1N1)

 

CENTRO ESTADUALDE VIGILÂNCIA SAÚDE

DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

NOTA TÉCNICA INFLUENZA A (H1N1)

 

Os dados do mês de setembro e da primeira quinzena de outubro em relação à Influenza A H1N1 no Estado do Rio Grande do Sul apontam para uma evolução favorável, com número de decrescente de casos suspeitos e volta à normalidade.

 

Entretanto, as medidas de prevenção da doença devem continuar sempre sendo praticadas pela população em geral, pois são excelente meio de evitar a Gripe A e outras enfermidades:

a) Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar, para evitar a disseminação de aerossóis;

b) Utilizar lenço descartável para a higiene nasal;

c) Higienizar as mãos com água e sabão antes de tocar mucosas de olhos, nariz e boca e após tossir, espirrar ou usar o banheiro;

d) Higienizar as mãos com água e sabão antes das refeições;

e) Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

f) Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;

g) Manter os ambientes ventilados.

 

Os profissionais de saúde que atendem diretamente pessoas com síndrome gripal devem seguir as medidas de biossegurança preconizadas, quais sejam, uso de EPI de acordo com o grau de risco da exposição, conforme documento disponível na página da SES/RS www.saude.rs.gov.br banner Influenza A H1N1 (MEDIDAS PREVENTIVAS E DE CONTROLE PARA SERVIÇOS DE SAÚDE – INFLUENZA A H1N1 – 13/08/09).

Mantém-se a orientação que todas as pessoas com suspeita de Influenza A H1N1 devem ficar afastadas de suas atividades por um período de 7 dias (até 14 dias para menores de 12 anos), para diminuir o risco de transmissão da doença e surgimento de novos casos.

 

Quanto à questão dos bebedouros em ambientes públicos, eles devem ser higienizados frequentemente e os usuários devem utilizar copos descartáveis ou garrafinhas individuais.

 

Em relação às gestantes, a orientação da SES/RS é que, em função da diminuição de casos de influenza, no momento não existe mais a necessidade de remanejo de profissionais no ambiente de trabalho, devendo ser observadas as medidas de prevenção e biossegurança acima descritas. Ressalvam-se as condições locais de surtos localizados que indicam medidas complementares já utilizadas anteriormente.

 

A SES/RS continua acompanhando a situação epidemiológica da doença e desenvolvendo as medidas necessárias.

 

 

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir