27 de outubro de 2009 as 11:47 / Saúde, Sem categoria

Fisioterapia Obstétrica

A fisioterapia obstétrica é a mais nova área da saúde disponível para as mamães que querem se preparar para uma gestação e pós-parto saudáveis.

A fisioterapia em gestantes tem como objetivo cuidar do corpo da mulher, com as transformações fisiológicas, estruturais e emocionais nos nove meses oferecendo uma melhor qualidade de vida nesse período tão importante na vida da mulher.

O fisioterapeuta visa minimizar os desconfortos físicos da gestação e preparar musculatura e resistência para o parto.

A fisioterapia trabalha para:

• Melhorar o condicionamento físico através de alongamentos e fortalecimentos específicos principalmente da musculatura do assoalho pélvico (principalmente músculos perineais), músculos paravertebrais, preparando a mulher para as mudanças corporais durante a gestação, para o parto e pós-parto.
  • Melhorar a consciência respiratória e consciência corporal.
  • Minimizar e prevenir as dores dorsais e lombares, equilibrando a musculatura.
  • Técnicas de massagem relaxantes para auxiliar no relaxamento.
  • Exercícios circulatórios para melhorar o retorno venoso prevenindo os edemas.
  • Alongamentos de membros inferiores prevenindo as cãimbras.
  • Exercícios respiratórios que vão ajudar a descida do bebê através da pelve, dilatação e expulsão do bebê diminuindo assim o tempo do trabalho de parto.

No pós-parto a fisioterapia ajuda nos seguintes objetivos:

• Exercícios de alongamentos para a coluna cervical e membros superiores (amamentação e cuidados gerais do bebê)
  • Exercícios de alongamento para a coluna lombar.
  • Exercícios para o assoalho pélvico prevenindo prolapsos, incontinência urinária.

Enfim, a fisioterapia pode ajudar muito nas transformações corporais, na gestação, no trabalho de parto e na recuperação pós-parto, trabalhando o corpo da mulher em busca do equilíbrio físico e emocional contribuindo para o nascimento de uma relação muito importante, MÃE E FILHO(A).

A Secretaria Municipal de Saúde proporciona grupos de gestantes, no bairro Santo Antonio sob a coordenação da enfermeira Maria Laiete nas segundas-feiras a partir das 14 horas. No Centro Municipal de Saúde acontece o grupo em dois turnos: nas quartas-feiras com inicio as 14:00 horas e nas quintas-feiras com inicio as 19:00 sob a coordenação da enfermeira Maria Jussara.