A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
16 de outubro de 2009 as 15:01 / Assistência Social, Sem categoria

Instituições assumem ressocialização de jovens infratores

 

Autoridades prestigiaram o lançamento do programa que vai atender jovens infratores. Rosane Trapaga vai orientar os participantes do programa de Municipalização das Medidas Sócioeducativas

 

Depois da iniciativa inédita no estado de liderar criação do Serviço de Mediação Familiar, a primeira-dama Bernadete Mallmann Piva volta a envolver sua secretaria, a Ação Social, em um novo serviço comunitário, desta vez voltada para a recuperação dos jovens infratores que são sentenciados com medidas sócioeducativas.

 

No mês de setembro de 2009 o governo municipal de Não-Me-Toque iniciou o processo de implantação do Programa de Municipalização das Medidas Sócioeducativas (PEMSE) coordenado pela Secretaria Municipal de Ação Social que também tem a incumbência de fazer a ponte com as entidades executoras visando o cumprimento das medidas estabelecidas pela Justiça aos adolescentes. Também está a cargo desta secretaria o acompanhamento da forma como as medidas serão cumpridas pelo menor infrator. O programa tem como coordenadoras a psicóloga Eloísa Schroeder e a assistente social Adriana Simonaggio Junges.

 

"Por ser um programa novo, todos os envolvidos precisam se preparar para desenvolver um trabalho em rede e com qualificação. Para tanto, buscamos o Conselho dos Apenados como parceiro e promover um curso de capacitação voltado a todas as instituições envolvidas" explicou a secretária da Ação Social, Bernadete Piva.

 

A proposta do programa foi lançada oficialmente no dia 6 de outubro, no auditório da Prefeitura, na presença do prefeito Antônio Vicente Piva, do juiz de direito  Afonço Bierhals e do promotor Márcio Bressan. A equipe da Secretária da Ação Social também convidou os integrantes do Conselho Tutelar, Comdica, Centro Comunitário de Atendimento Psicológico (CCAP), Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Serviço de Mediação de Conflitos Familiares (SEMEF), Apae, Asbam, igrejas, associações de bairros, Brigada Militrar e Conselho dos Apenados.

 

Após a apresentação do Programa de Municipalização das Medidas Sócioeducativas, todos foram convidados a fazer o curso de capacitação de 52 horas que será ministrado pela advogada Rosane Trapaga, especialista em mediação e conflitos de família.

 

A primeira aula será realizada no dia 19 de outubro, às 8h30, no auditório da prefeitura.

 

Transtornos de Comportamento

Já no dia 7 de outubro, a Secretaria de Ação Social e a Secretaria da Educação, Cultura e Desporto oportunizaram aos monitores e professores uma conversa com a advogada Rosane Trapaga. Reunidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o grupo debateu sobre Transtorno de Déficit de Atenção, Transtorno Desafiador de Oposição, Transtorno de Conduta e Transtorno de Humor Bipolar, os quais resultam em dificuldades de aprendizagem quando o professor não está bem informado sobre como lidar com estas situações.

 

– Estes problemas estão presentes na maioria das salas de aula e podem desencadear outros com conseqüências sociais – avaliou a orientadora Rosane Trapaga, justificando a importância de os profissionais da área de educação e da assistência social conhecerem o tema.

 

 

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir