A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
15 de outubro de 2009 as 06:15 / Saúde, Sem categoria

Cuidados com a Coqueluche

O que é Coqueluche?

Uma doença altamente contagiosa, causada pela bactéria Bordetella pertussis, que acomete as vias aéreas  e apresenta maior gravidade em crianças, principalmente nos dois primeiros anos de vida.

 

Quais as possíveis conseqüências da coqueluche?

As complicações podem ser muito graves como: hospitalizações, pneumonia e convulsões, podendo levar a casos fatais.

 

Quais as formas de transmissão da coqueluche?

Por ser uma doença das vias aéreas, a transmissão é muito facilitada, pois pode ocorrer por gotículas de saliva expelidas durante a tosse. Geralmente, em adolescentes e adultos, os sintomas da doença são um pouco diferentes e freqüentemente se confundem com os de um simples resfriado. Por isso, apesar de não saberem, os pais e pessoas próximas são a principal fonte de transmissão da coqueluche para as crianças.

 

Se eu me vacinar, eu estou protegendo o meu bebê contra a coqueluche?

Infelizmente, o seu bebê só estará protegido após completar o esquema de vacinação primária contra coqueluche (3 doses), o que ocorre, geralmente, aos seis meses de idade. Assim, é realmente importante que você e outras pessoas que tenham contato próximo com o bebê façam a vacinação, pois, desta forma, reduz-se a possibilidade de transmissão da bactéria uma vez que há a formação de anticorpos (defesas) que persistem por 10 anos após a aplicação da vacina.

 

No calendário básico de vacinação a criança recebe a 1ª dose aos 02 meses da vacina tetravalente (difteria, coqueluche, tétano e haemophilus Influenza tipo B – DPT + HIB). A 2ª dose aos 04 meses e a 3ª dose aos 06 meses. O primeiro reforço com a tríplice bacteriana (difteria, coqueluche e tétano) aos 15 meses e o segundo reforço de 4 a 6 anos.

 

Gestantes podem ser vacinadas contra difteria, tétano e coqueluche?

Não é recomendado mas, se você está grávida e deseja se imunizar, converse com seu médico, para que juntos, avaliem esta possibilidade.

 

Maiores informações com a enfermeira Liliane na Sala de Vacinas do Posto de Saúde Central.

 

 

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir