22 de setembro de 2009 as 19:57 / Sem categoria

PROJETO REABILITAÇÃO E INCLUSÃO, ENFRENTA DROGADIÇÃO EM NÃO-ME-TOQUE

O Projeto Reabilitação e Inclusão está vinculado a Secretaria Municipal de Saúde e teve início dia 20 de julho deste ano com a realização de entrevistas sociais individuais e familiares. Conta com a participação integrada de toda a equipe de saúde mental, como nutricionista, psicólogos, médicos e enfermeiras, configurando, desta forma, um trabalho interdisciplinar. Este projeto tem o objetivo de proporcionar espaço grupal de troca, reflexão e socialização aos adictos em processo de reabilitação como forma de apoio especializado a manutenção da abstinência.

A "porta de entrada" para o grupo é através do Serviço Social do Posto de Saúde – Unidade Centro. A Assistente Social, primeiramente, realiza entrevista com usuário e familiares. Em seguida faz os encaminhamentos para atendimento médico e grupo de familiares. Por último, ocorre a internação que, atualmente, acontece no Hospital Alto Jacuí.

Conforme os participantes deste projeto o primeiro grupo está em fase inicial, mas já possui um nome, causa expectativas e maior segurança ao que buscam a sobriedade: "O nosso grupo está começando agora, mas cada pessoa nova que chega, nós, os mais antigos do grupo, vamos dando a devida atenção, sem esquecer, também, que temos os mesmos objetivos. No dia-a-dia do grupo contamos com o acompanhamento de uma assistente social e duas psicólogas que fazem dinâmicas que estimulam nossa criatividade. Temos, ainda, atividades físicas três vezes por semana, além de um espaço para assistirmos filmes educativos e debatermos sobre eles. Pretendemos melhorar cada vez mais, mas para isso é preciso que cada pessoa que venha participar do GRUPO NENS tenha a coragem de assumir que é um adicto a procura de ajuda, pois no grupo uma das regras é: Um deve ajudar o outro."

Hoje, a sociedade sabe muito pouco sobre algumas drogas novas que chegam ao mercado, seus efeitos e tratamentos possíveis. Temos o grande desafio de compreendermos os efeitos de cada droga nos sujeitos que as usam para que sejam adotadas as formas mais eficazes de tratamento.

Este grupo, na sua maioria formado por jovens, busca no autoconhecimento e no fortalecimento dos seus vínculos afetivos as condições necessárias para uma melhor qualidade de vida. A equipe profissional, por sua vez, visa proporcionar tais condições, além de buscar a ampliação dos conhecimentos fundamentais ao enfrentamento às drogas.