17 de setembro de 2009 as 08:06 / Governo, Sem categoria

Evento promove integração sócio-cultural entre Brasil e Holanda

O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) recebeu o convite dos municípios de Não- Me-Toque- RS, Carambeí – PR e Holambra -SP, para participar do primeiro evento de lançamento dos projetos de desenvolvimento regional, turístico e cultural relacionado às cidades que tem presença da imigração holandesa no Brasil.

O evento que acontece hoje (16), na sede social do Conselho Nacional de Turismo, em Brasília irá reunir parlamentares e autoridades de Estado. O objetivo é protocolar, no Congresso Nacional, o pedido para ser instituído o "Ano Brasil x Holanda", em 2011.

O prefeito do município de Não-Me-Toque RS, Antônio Vicente Piva, juntamente com o secretario de Desenvolvimento, Jair Selomar Kilpp e o vereador, José Aloísio de Souza (Zuzu) estiveram no gabinete do senador Zambiasi, nesta quarta-feira (16), em Brasília, para falar sobre a importância da sua participação do no evento.

"A presença do senador Zambiasi vai garantir aos projetos mais visibilidade e apoio, pois é um dos grandes responsáveis pela articulação entre Congresso e Governo Federal, no desenvolvimento dos programas de incentivo à cultura e turismo do Estado, entre outros como segurança e educação", disse o prefeito de Não-Me-Toque.

Segundo o senador Zambiasi, é fundamental fortalecer esses laços com a cultura de outros países, que contribuíram para a construção do Brasil. "São pessoas que em decorrência dos cinco anos de guerra e ocupação nazista da Holanda, deixaram as cidades de origem tendo que adaptar-se em terras brasileiras. As marcas são evidentes no povo desta região", afirma.

Em 1948 começaram a chegar ao Brasil, os imigrantes holandeses. A primeira ferraria foi aberta em Não-Me-Toque, no ano de 1952 com os primeiros holandeses. A cidade herdou a cultura dos imigrantes que contribuíram para a evolução agrícola e empresarial da cidade ficando conhecida como a – capital da Lavoura Mecanizada.

Hoje o município de Não-Me-Toque continua com a colaboração dos imigrantes holandeses também no campo político. Teodora Berta Soulljee Lütkemeyer foi a primeira mulher eleita a vice-prefeita, do município.