30 de agosto de 2009 as 19:43 / Administração e Planejamento, Sem categoria

LDO define investimentos da Administraçao Municipal para o triênio

O Poder Executivo municipal apresentou em Audiência Pública realizada sexta-feira dia 28 de agosto de 2009, no auditório da prefeitura, a Lei de Diretrizes para o Orçamento – LDO. Trata-se dos parâmetros orientadores do orçamento do próximo ano, de forma sintética, com a previsão global de receitas e despesas.

A LDO é a segunda etapa no ciclo de planejamento financeiro da Administração. A primeira é o Plano Plurianual – PPA, em que são previstas as ações para os quatro anos e o orçamento, com os valores de investimentos e despesas.

A apresentação da LDO contou com a presença do prefeito Antônio Vicente Piva, que deu inicio aos trabalhos, da vice-prefeita e secretária de Administração e Planejamento Teodora Lütkemeyer, demais secretários municipais e de alguns vereadores.

A previsão de receitas correntes para o ano de 2010 é de R$ 33.468.500,00 contemplando, ao mesmo tempo, a intenção de gastos que, para este mesmo período, bem como para 2011, é de R$ 37.196.542,00 – para 2012 a receita total é de R$ 39.728.585,00.

As fixações das metas para o triênio contemplam as prioridades definidas em reuniões realizadas pelo Fórum Municipal de Participação Popular – FMPP com a comunidade, num total de 11 encontros, onde foram apresentados eixos de ações do governo municipal para este exercício, priorizando as áreas de maior carência.

Os investimentos elencados para o próximo ano estão na ordem de R$ 5.887.700,00 – a serem contemplados através da LOA – Lei do Orçamento Anual, em que prevê a origem dos recursos na LDO, conforme explicou o assessor especial de finanças Felipe Schneider.