19 de agosto de 2009 as 06:41 / Desenvolvimento, Sem categoria

Ações solidificam o turismo no município

Por: Michele Dillemburg

Durante todo o dia (14/08), Carolina Lopes, Turismóloga e Secretária Executiva do Condesus Rota das Terras, esteve no município de Não-Me-Toque para auxiliar na elaboração de algumas ações objetivando a solidificação e implantação do turismo em Não-Me-Toque.

Durante a parte da manhã foram realizadas algumas visitas em pontos e propriedades com potenciais turísticos e à tarde, juntamente com a Assessora de Apoio a Indústria, Comércio e Turismo da Secretaria de Desenvolvimento, elaboraram algumas metas para a realização do Planejamento Turístico Municipal.

Além da criação do Conselho Municipal de Turismo e Cultura – COMTURC, criado através da Lei N° 3.579 de 23/06/2009, também será realizado um planejamento turístico e um inventário, bem como, a formatação dos roteiros locais, com previsão de inauguração durante as festividades do Natal Étnico 2009.

Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Jair Selomar Kilpp, será agendado para os próximos dias uma reunião com todas as propriedades, prestadores de serviços turísticos relacionados à cadeia produtiva do turismo municipal como Agências de Turismo, Transportadoras, Hospedagem, Agências de Eventos, Parques, Campings, Restaurantes, Centro de Convenções, Profissionais da Área, entre outros, interessados em fazer parte dos roteiros para identificação de produtos e serviços.

Após esse encontro será realizado o cadastramento desses na SETUR e CADASTUR, para integrarem o Programa de Qualificação dos Serviços Turísticos do Ministério do Turismo. O cadastro tem como objetivo a identificação dos prestadores de serviços turísticos, com vista ao reconhecimento de suas atividades, empreendimentos, equipamentos e serviços, bem como do perfil de atuação, qualidade e padrões dos serviços oferecidos.

Através do cadastro os empreendedores terão benefícios como participação em feiras, exposições, congresso, seminários e demais eventos organizados pelo Ministério do Turismo, divulgação do empreendimento, participação em programas e políticas de incentivo e fomento ao turismo, acesso a fontes oficiais de recursos destinados à implantação, ampliação, reforma e melhoria, divulgação gratuita dos empreendimentos, material promocional nos Centros de Informações Turísticas da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.