02 de julho de 2009 as 12:23 / Educação, Sem categoria

Programa Municipal de Formação Continuada – 2009

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com o objetivo de oportunizar aos professores um espaço de aprendizagem coletiva, com estudos e reflexões que contribuam para desenvolvimento do ensino e da aprendizagem de qualidade, organizou a formação continuada dos professores da Rede Municipal deste ano em seis módulos, totalizando 40 horas.

Durante o mês de junho foi desenvolvido o módulo V, “O cotidiano da sala de aula”, em forma de oficina.

O segmento de Educação Infantil, no dia 22 de junho, no Auditório da Prefeitura intensificou seus estudos sobre desenvolvimento da criança de 4 e 5 anos, sob a coordenação da psicóloga Elisabete Finkler.

No dia 24 de junho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes, os professores dos Anos Iniciais/EF, orientados pela professora Tamara Alves e suas cursistas – do programa Pró-Letramento/MEC de Matemática -, realizaram diferentes atividades utilizando o princípio da problematização dos conteúdos e das práticas cotidianas do ensino da matemática.

E sob a coordenação do Secretário de Educação professor Darci Bueno da Silva, da professora Maria Emília Lubian – Língua Portuguesa e professora Milene Guadagnin – Matemática, os professores dos Anos Finais/EF analisaram e discutiram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, procurando compreender ainda mais sua organização, as competências e as habilidades cobradas na Prova Brasil. Também foi oportunizado discussões sobre o compromisso de todas as áreas com a leitura e a escrita para que se possa garantir uma educação de qualidade.

No dia 08 de julho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, haverá continuidade dos trabalhos. Os professores dos Anos Iniciais/EF estarão sendo orientados pela professora Ana Gilse Carvalho e suas cursistas – do programa Pró-Letramento/MEC de Língua Portuguesa. Já os professores dos Anos Finais/EF estarão trabalhando a temática “LER E ESCREVER: COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS”, baseado no livro de Neiva Otero Schaffer (org). As Professoras de Educação Infantil trabalharão diversos textos sobre o desenvolvimento da criança.

No mês de outubro, de 2009, os alunos de 4ª e 8ª série ou 5º e 9º ano, do Ensino Fundamental (turmas com mais de 20 alunos) de todo o Brasil, deverão realizar a Prova Brasil. As Disciplinas contempladas são Língua Portuguesa e Matemática.