25 de junho de 2009 as 14:08 / Desenvolvimento, Sem categoria

Mais um passo para o funcionamento do matadouro municipal

A obra que representa quase R$ 1 milhão de investimentos e vai mudar toda a sistemática de abate e comercialização de derivados de carne no município de Não-Me-Toque dá passos importantes rumo à operacionalização.

No início do mês de junho (dia 5), o gestor do Projeto Terra Sol (Incra), Marcelo Trevisan, coordenou reunião que contou com a presença de profissionais da equipe Somar, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, integrantes da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, dos produtores não-me-toquenses envolvidos no programa de agroindustrialização e representantes do Assentamento Libertação Camponesa.

O encontro realizado no Auditório da Prefeitura serviu para orientar os produtores que precisarão utilizar o serviço do abatedouro municipal para exercer sua atividade. Dentro do planejamento estratégico do Projeto Terra Sol, que liberou recursos para a construção, está a preparação dos usuários para a forma que o abatedouro será gerenciado; processo de comercialização e marketing da agroindústria; gestão e administração cooperativa e qualidade sanitária e ambiental.

Funcionamento

Os participantes definiram que a organização para gerenciar o Matadouro Municipal será em sistema associativo e terá personalidade jurídica para assinar termo de permissão de uso das instalações com o Incra e com o Município. A associação terá uma equipe gestora que vai administrar o matadouro.

No dia 16 de junho uma nova reunião entre os produtores interessados em integrar a associação definiu quais e como serão os serviços prestados. No dia 30 volta a se reunir para iniciar o estudo dos estatutos. Enquanto isso, o Governo Municipal conclui a obra e a instalação dos equipamentos.