09 de junho de 2009 as 14:05 / Educação, Sem categoria

Não-Me-Toque participa da Conferência Regional de Educação

No dia 03 de junho, na Casa da Cultura de Ibirubá, estiveram presentes os municípios da Regional AMAJA a fim de realizar a Conferência Regional de Educação. A realização da Conferência Regional de Educação torna-se necessária na medida em que durante a CONEB (Conferência Nacional da Educação Básica), em Brasília em 2008, o Ministério da Educação assumiu o compromisso de organizar a CONAE – Conferência Nacional de Educação, com o tema central: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação – O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação. Dessa forma, a realização da conferência em conjunto com o governo e a sociedade civil torna-se um espaço democrático de discussão da educação brasileira, onde todos terão vez e voz no processo, não sendo um privilégio somente de educadores e gestores de educação este momento. Esta Conferência quer garantir a qualidade do debate num processo democrático, pois contemplamos o envolvimento de segmentos sociais para um debate mais amplo, considerando a importância de ouvir a todos para o crescimento da educação brasileira.

Esta Conferência estimulou as escolas de todas as esferas de governo e privadas de todos os níveis e modalidades de ensino para participarem do processo de discussão temática. Foi um espaço estratégico para a construção participativa da política educacional local e também o debate do Documento Referência com todos seus eixos temáticos.

De nosso município participaram professores, pais, alunos, diretores das escolas municipais e particulares, conselheiros municipais de educação e dirigentes da Secretaria Municipal de Educação, pois o Governo Federal numa ação conjunta com os estados e municípios, coerente com a legislação educacional vigente, nos últimos anos, vêm construindo uma concepção de planejamento educacional tendo em vista a participação de todos num contexto que se propõe efetivamente a qualificar a educação como direito social, promovendo políticas públicas em colaboração com os sistemas de ensino e com os movimentos sociais organizados na perspectiva do desenvolvimento da educação nacional.