03 de junho de 2009 as 11:56 / Assistência Social, Sem categoria

Ação Social proporciona curso para pessoas portadoras de deficiência

Com o objetivo de despertar a capacidade e a potencialidade de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, a Secretaria Municipal de Ação Social está propiciando curso de capacitação para estas pessoas que buscam o reconhecimento e satisfação pessoal.

De acordo com a Lei 8.213 de 91, que prevê cotas para portadores de deficiência no mercado de trabalho, as empresas que têm de 100 a 200 funcionários devem reservar, obrigatoriamente, 2% de suas vagas para pessoas com algum tipo de deficiência, que pode ser visual, física ou mental.

Conforme uma pesquisa realizada por uma equipe de estudos da ULBRA/ Carazinho, no Município de Não-Me-Toque existe 60 pessoas portadoras de alguma forma de deficiência. Com isto, este trabalho de capacitação por profissionais especializados deve se intensificar para atender a demanda.

Nesta primeira etapa de um total de 20 horas divididas em 6 módulos, iniciaram a capacitação 12 pessoas, dia 3 de junho de 2009, no CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social.

A primeira dama e Secretária de Ação Social Bernadete Maria Mallmann Piva desejou boas vindas aos participantes e, em seguida, anunciou o início dos trabalhos, começando com uma palestra do pastor Marcelo Muller, com enfoque para o tema “Valores éticos, reconhecimento e satisfação pessoal”. A seguir, fez uso da palavra a professora e presidente do Conselho Municipal dos Deficientes de Carazinho, Lisandra Sandri Rhoden. Ambos são professores da ULBRA.