27 de janeiro de 2009 as 15:14 / Gabinete, Sem categoria

Consepro busca parceria de videomonitoramento com governo

Ocorreu na tarde de segunda-feira (26/01), no gabinete do prefeito Antônio Vicente Piva, uma reunião com a direção executiva do Consepro – Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública – Não-Me-Toque/RS. Participaram a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, o representante do Consepro presidente Udo Schmidt e demais membros da direção do conselho.

A reunião norteou sobre parceria das entidades quanto ao projeto do Consepro, que prevê instalação de câmeras de vídeomonitoramento, no sentido de encaminhar junto a Secretaria de Segurança do Estado o projeto de regulamentação para operacionalização do sistema.

Esteve presente representando a Polícia Civil local o delegado Arlindo Círio da Cunha que, juntamente com o chefe do executivo Antônio Vicente Piva e representante da Brigada Militar, sgt.  Eloir Antônio Nunes, assinaram o protocolo de intenção a ser encaminhado para o diretor do Departamento de Relações Institucionais e Comunitárias da Secretaria de Segurança Pública Estadual, tenente Coronel Florisvaldo Nunes. Ao documento segue anexo o croqui da decisão do Conselho, que informa os pontos definidos para a instalação das câmeras de vídeomonitoramento no município de Não-Me-Toque.

Nove locais foram estimados pela comissão do Conselho:

1.Esquina Bar do Adão c/ Venâncio Aires, no Bairro Santo Antônio (quadra 283). 2. Proximidades da firma E. Orlando Roos (quadra 332c/lote 369). 3. Esquina Av. Waldomiro Graeff c/Rua Senador Salgado Filho (quadra 170). 4. Esquina Av. Alto Jacuí c/Waldomiro Graeff. 5.Esquina Av. da Gruta c/ Pastor Theophil Dietschi c/ Rua Barão do Rio Branco. 6. Entroncamento da Av. Alto Jacuí c/ Pedro Augustin (quadras 219/64/66/rótula). 7. Entroncamento Av. Alto Jacuí c/ Av. Stara (quadra 21/71/70/22). 8. Campo de Futebol Bairro Jardim. 9. Esquina Júlio Graeff c/ Liberato Salzano c/ Eurides de Freitas (quadra 55/56/257/33).

“Para atender toda esta demanda, o investimento é muito alto. Sabemos da necessidade de implantar em nosso município um sistema de monitoramento que possa inibir pequenos delitos que eventualmente ocorrem em nossa cidade, mas estamos destinando R$ 43.000,00, que é um recurso devolvido pela Câmara de Vereadores para o Executivo, sobras do orçamento de 2008. Acreditamos que, com esse investimento, pelo menos três câmeras poderão ser instaladas prioritariamente nos pontos mais críticos”, argumentou o prefeito Piva.