24 de janeiro de 2009 as 17:15 / Governo, Sem categoria

Matadouro Municipal de NMT está em fase final de conclusão

Abatedouro Municipal de NMT está em fase final de conclusão

O abatedouro municipal de Não-Me-Toque, iniciado pelo governo antecessor à administração Piva/Teodora, está sua edificação quase concluída, faltando apenas o acabamento interno e a instalação dos equipamentos necessários. O projeto elaborado pela engenheira civil da prefeitura Luciara Becker é imponente, tendo sua arquitetura sido projetada atendendo as normativas exigidas pela Vigilância Sanitária.

De acordo com o veterinário Luiz de La Canal, responsável pela fiscalização sanitária no Município, esta unidade abatedora será uma das mais modernas do Estado. Com o Sistema de Inspeção Municipal já em pleno funcionamento, não será mais permitido o abate clandestino, o que também possibilita grande incentivo e fortalecimento das agroindústrias familiares que trabalham e fabricam produtos derivados da carne.

Uma comitiva da prefeitura liderada pela vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, acompanhada dos secretários de Desenvolvimento e Agricultura, e de Obras e Saneamento – Jair Kilpp e Johannes Van Riel -, Luciara Becker, engenheira civil e Luiz de La Canal, veterinário, estiveram no Município de Constantina, quinta-feira (23/01), visitando as instalações de um empreendimento similiar naquele Município, a fim de conhecer o sistema de instalação dos equipamentos, procedimentos de abate, fiscalização sanitária e cobrança de taxas por abate.

O Matadouro Municipal de Constantina está em atividade desde 2003, e é explorado por uma empresa terceirizada através de processo licitatório. Lá, a prefeitura dispõe de um veterinário, que é o responsável pela inspeção e o controle de entrada e saída dos animais abatidos.

Conforme explicou o veterinário Ricardo Lopes Machado, o setor produtivo da região possui vinte agroindústrias associadas a uma Cooperativa Agroindustrial, que dá assistência técnica e organizacional para a colocação dos produtos no mercado consumidor, com garantia de certificação.

Por sugestão do administrador do matadouro de Constantina, Luiz Carlos Gheller, ficou acertado um novo encontro, com data ainda a ser confirmada, desta vez com os representantes das agroindústrias dos dois municípios, para um intercâmbio de informações sobre o sistema de fabrico.

– O Município de Não-Me-Toque pretende adotar o mesmo sistema de terceirização e cooperação, uma vez que o objetivo do investimento é impulsionar a atividade das agroindústrias familiares em desenvolvimento – salienta a vice-prefeita Teodora.