16 de dezembro de 2008 as 17:14 / Desenvolvimento, Sem categoria

Fábrica de embutidos será construída em Arroio Bonito

Com o objetivo de manter o agricultor na sua propriedade rural o governo municipal está investindo no incentivo às agroindústrias familiares, através de um projeto pioneiro desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Produção.

A Cooperativa Agroindustrial Delícia da Colônia Ltda., formada por pequenos produtores de Arroio Bonito, recebeu o investimento do Município de Não-Me-Toque na construção de uma fábrica que inicialmente vai produzir embutidos, com previsão de expandir futuramente seu mix de produtos.

De acordo com o prefeito Armando Roos, o município vai proporcionar toda a infra-estrutura e treinamento necessário para iniciar a produção, cabendo à Cooperativa a aquisição das máquinas e equipamentos. Segundo o prefeito, já foi encaminhado projeto ao Ministério da Reforma Agrária no sentido de alocar mais recursos para que os produtores tenham melhores equipamentos para desenvolver a sua atividade. "Precisamos incentivar a geração de renda e agregar valores, com isso manteremos o homem no campo com a sua família", concluiu Roos.

O antigo prédio da Escola Dr. Liberato Salzano, (desativada), está sendo reaproveitado como estrutura e irá passar por rigorosa reforma e adaptação, conforme normas exigidas pela vigilância sanitária. A arquiteta do Departamento de Engenharia da prefeitura, Juliana Rubin Dias, é a responsável pelo projeto. A construtora contratada através de licitação tem um prazo de 180 dias para concluir a obra. A área a ser reformada é de 98,61m², pelo valor de R$ 61.395,44 – com recursos próprios do Município.

O prefeito Armando Roos, o presidente da Câmara de Vereadores Ivan Machry, o vereador Kexinho, o secretário de Desenvolvimento da Produção Jair Kilpp e demais secretários municipais, bem como representantes da Emater e Sebrae, moradores da localidade e cooperados da Delícia da Colônia estiveram conferindo o início dos trabalhos, com o lançamento da pedra fundamental nesta segunda-feira, 15 de dezembro.