27 de maio de 2008 as 11:17 / Governo, Sem categoria

Revenda de moto ecológica pode ser instalada em NMT

O prefeito Armando Roos recebeu em audiência, sexta-feira (23/05), os representantes comerciais da empresa VMAG Automotores do Brasil com sede em Santa Cruz do Sul/RS. Arlete Fátima Guareschi Felimberti e Macleitiane Ecker estavam acompanhados do secretário de Desenvolvimento da Produção, Jair Kilpp.

Os empresários apresentaram ao prefeito e à comunidade nãometoquense uma novidade do segmento automotor: o ciclomotor elétrico,  o triciclo mecânico e o motocíclo elétrico, produzidos pela empresa. A novidade está  conquistando o mercado brasileiro, e em Santa Cruz e algumas regiões do país já é um sucesso garantido. A esperança dos empreendedores é que esses lançamentos se consolidem no mercado gaúcho. O Município de Não-Me-Toque é candidato a sediar uma unidade da revenda para o Alto Jacuí.

Alem de práticos e econômicos, os veículos não poluem o meio ambiente por serem movidos por eletricidade, armazenada em bateria recarregável.

A versão apresentada em Não-Me-Toque foi a V-Bike, de propulsão mista (pedal e elétrica). Motor elétrico com potencia de 350 watts e velocidade máxima de 40 km/h, com autonomia de 50 a 70 km, dependendo das condições de uso.

Na ocasião o prefeito Roos e o comandante da Brigada Militar de NMT, Ten. João Roberto Cardoso aprovaram a novidade no test-drive realizado.

Logo após a apresentação do veiculo os visitantes se reuniram com o Conselho Municipal de Trânsito para tratar da legalidade de tráfego, registro e licenciamento, uma vez que os municípios têm autonomia para legislar sobre a fiscalização e matrículas de veículos, de acordo com o art. 129 do Conselho Nacional de Trânsito (CNT).

Com relação à condução, deverá ser seguida a lei federal: os condutores devem ser maiores de 18 anos e podem optar pela habilitação de motocicletas (A) ou pela autorização de condução de ciclomotores (ACC).

O assunto está sendo analisado pelo Executivo Municipal e pelo Conselho de Trânsito, o que dependerá da elaboração de um projeto e aprovação da Câmara Municipal, normatizando as condições de uso do veículo.