18 de julho de 2007 as 11:36 / Educação, Sem categoria

Casa da Cultura atraiu grande público em sua reinauguração

Pelo valor histórico e cultural, a Casa da Cultura Dr. Otto Stahl ainda é uma das poucas construções existentes do início da colonização do município de Não-Me-Toque, mantida em sua estrutura original.

Criada oficialmente pela Lei municipal nº 1.460 de 23 de agosto de 1994, tem valor histórico para o município, por ser uma das mais antigas, pela sua arquitetura singular e por ter abrigado a família Stahl durante 30 anos, conforme registros documentais, fotográficos e objetos preservados no local.

A Casa da Cultura Dr. Otto Stahl foi tombada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Não-Me-Toque através do Decreto nº 293, de 27 de dezembro de 2006, com o objetivo de viabilizar a manutenção, preservação e recuperação do imóvel, pertencente à Associação Santa Cruz (Irmãs de Notre Dame) de Passo Fundo.
Através do tombamento, o município fica autorizado a celebrar convênios com a União e com o Estado, bem como com pessoas físicas e jurídicas, para buscar recursos que visam a plena consecução da lei.

A Casa da Cultura Dr. Otto Stahl, viveu mais um momento de gloria nos dias 14 e 15 de julho de 2007, quando ocorreu a sua reinauguração festiva com as seguintes atrações: Rua do Lazer, com brinquedos infláveis para a criançada, e a Carreta da Livraria das Faculdades e apresentações artísticas e culturais.

Depois de ter toda sua estrutura física, interna e externa completamente reformada, a Casa Dr. Otto Stahl não perdeu a sua originalidade característica, e ganhou mais um atrativo para os visitantes. Trata-se de um painel fixado na parede externa da varanda da casa, pintado com motivos que retratam a cultura e profissões dos desbravadores desta região.

A obra foi confeccionada pelas artistas plásticas não-me-toquenses, Lizelote Battistella, Silvia Trentin e Janaína Dreyer.

A solenidade inaugural contou com a presença de autoridades estaduais, regionais e municipais, momento em que todos se emocionaram com o pronunciamento emocionado da neta do Dr. Otto Stahl a quem pertenceu a casa, Jussara Zilles.