31 de maio de 2007 as 00:00 / Educação, Sem categoria

EMEF Valdomiro Graciano apresenta 7ª Mostra de Folclóre

A Mostra Folclórica e Cultural promovida pela EMEF Valdomiro Graciano iniciada em 2001, chega a sua 7ª edição abordando o tema “Revivendo a Itália”. Com a realização do projeto os alunos já desenvolveram temas como: Folclore brasileiro, Lendas brasileiras, as danças folclóricas, a etnia alemã e a Cultura africana.

O projeto estimula o trabalho em equipe, a ação cooperativa na busca de dados, de pesquisa e de apresentação, que vem despertar o sentimento cívico. Na medida em que conhecemos os hábitos e costumes de um povo vamos aprendendo a amar, respeitar e valorizar a nossa cultura, salientaram as professoras Marlene Cologneze, Eliza Renize Lindner e Janete Eckstein Lamb, durante o lançamento da 7ª Mostra Folclórica e Cultural, realizada na noite de 26 de maio.

Ao apresentar o painel da 7ª Mostra Folclórica e Cultural, as professoras salientaram ainda, que é preciso oportunizar, por meio do ensino, em todos os níveis, o conhecimento de nossa diversidade cultural e pluralidade étnica, bem como a informação sobre os bens culturais de nosso rico e multifacetado patrimônio histórico.

O lançamento do projeto para 2007 foi realizado no salão de festas da comunidade São Vicente de Paulo, com a participação de autoridades locais, pais, alunos, professores e comunidade em geral, que também compareceram para saborear o prato típico italiano servido durante a noite: polenta com molho e frango.

O evento que tem por principal objetivo o resgate folclórico-cultural, conta com o apoio do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Michelangelo, que colaboraram na preparação do jantar e realizaram uma mostra das danças típicas italianas, e da parceria mantida com o Programa A União Faz a Vida.