24 de maio de 2007 as 00:00 / Educação, Sem categoria

Seminário Não jogue com a vida foi um sucesso

Realizou-se nos dias 21 e 22 de maio de 2007 o III Seminário sobre Álcool e Drogas no Pavilhão de festas da Comunidade Católica de Não-Me-Toque. “Não jogue com a vida” foi o tema. O trabalho foi efetivado através de um projeto de lei do Legislativo Municipal, de autoria do vereador do (PP), Valdir Alberi Kirst (KEXINHO) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto.

O objetivo da ação é garantir à comunidade não-me-toquense, através desse Seminário que é realizado anualmente, orientação e esclarecimento sobre os danos que causam as drogas, lícitas e ilícitas. Um exemplo é o cigarro: essa é a droga que mais causa mortes no mundo, e está ao alcance de qualquer um legalmente. Por isso a preocupação em orientar os jovens, que se arriscam em aventuras por um caminho – muitas vezes – sem volta

O seminário teve a participação das Escolas do Município, e as palestras foram direcionadas aos estudantes de 5ª a 8ª séries, EJA e famílias.

Abordando o tema "Fazendo acontecer pelo melhor para todos nós na cultura do respeito e da paz", o professor e escritor Luiz Antônio Ryzewski, questionou os participantes do seminário sobre suas escolhas pessoais: quem sou?, quem quero ser?, que mundo quero construir?, frisando que os pais possuem grande responsabilidade na educação dos filhos, dizendo que "os pais precisam motivar e encantar os filhos, de forma que peguem gosto pela vida e pelos bons valores".
Através de exemplos reais o palestrante interagiu com o público presente, que muitas vezes acabava por se identificar com os exemplos apresentados.

Conforme Luiz Ryzewski, é preciso ajudar os filhos a tomar decisões. "Não podemos evitar determinados convívios dos filhos, mas podemos ajudá-los para que eles desenvolvam a habilidade de dizer não nos momentos de riscos. Se eles estiverem numa roda de “maconha”, eles não precisam dar recados, nem mensagens, simplesmente dizer não. E assim, se estiverem num grupo onde estão bebendo, etc. Não precisamos tirar eles de lá, eles saberão fazer a escolha certa", afirmou o palestrante

Na palestra realizada para os pais e comunidade em geral, Luiz Ryzewski abordou o tema "Pais e mães inspiradores e que lidam bem com o estresse – comunicação, motivação, padrões e limites – com equilíbrio e qualidade de vida", o palestrante salientou o quanto é importante e necessário o adolescente ter a noção de autoridade, mas os filhos precisam se sentir confortáveis ao lado dos pais. "O ideal é os pais terem o filho como uma causa pela qual são apaixonados, ao invés de tê-lo como um compromisso, um trabalho sobre o qual têm de responder. Tem que ter essa relação de que é algo que se faz por prazer", frisou Ryzewski

O Projeto “Não jogue com a vida” tem o apoio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Brigada Militar, Secretaria de Educação, Escolas do Município e ABCAL. O vereador (Kexinho) autor do projeto, teve o reconhecimento do INGP – Instituto Nacional de Gestão Pública – conferindo o premio de Responsabilidade Comunitária, em março de 2007.