01 de novembro de 2006 as 00:00 / Assistência Social, Sem categoria

Temporal deixa cidade danificada

No inicio da noite de domingo dia 29 de outubro de 2006, Não-Me-Toque, viveu horas de pânico ao ser atingido por um forte temporal que começou por volta das 18h50min, deixando a cidade completamente sem energia elétrica e sem telefone. O temporal perdurou por mais de 3hs, a energia foi restabelecida por volta das 22h. A equipe da Secretaria de Obras foi acionada imediatamente para atender as ocorrências dos danos causados pelo vento, improvisando com lonas as coberturas das casas destruídas. Residências, estabelecimentos comerciais, escolas, oficinas mecânicas e fábricas foram atingidas.

As localidades do interior também não escaparam da violência da ventania, a localidade mais afetada foi a Comunidade de São Roque, a qual já foi atingida em outros vendavais causando parcial destruição do pavilhão. Desta vez foi a maior de todas deixando o pavilhão completamente sem cobertura. A violência do vento foi tanta que a cobertura de zinco foi lançada por completa a mais de 50m, na lavoura de milho causando ainda mais destruição.

Segundo um levantamento feito pelas Secretarias de Obras e Ação Social e Habitação, os bairros atingidos foram: Santo Antônio com seis residências e uma Igreja destelhadas, um galpão, Hotel Arco-íres e a empresa Madelar Center, com maiores prejuízos. A Escola de Educação Especial Jesus de Nazaré no bairro Santo Antônio, teve o seu muro derrubado causando transtornos para a escola. No bairro Jardim apenas uma casa e a Escola Valdomiro Graciano foram atingidos com danos de pequena proporção. No bairro Ipiranga, cinco empresas e uma residência. No bairro Industrial, três casas. Todos estes casos constatados foram de destelhamentos apenas uma residência na rua da Gruta teve uma árvore tombada por sobre o telhado, mas felizmente sem nenhuma vítima em todos os episódios, apenas danos matérias foram constatados.

A Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação continua fazendo o atendimento de recuperação das residências, especialmente carentes cadastradas na Assistência Social, com a mão de obra por parte da Secretaria de Obras. Devemos salientar e agradecer em nome do Poder Executivo Municipal, a colaboração da comunidade que ajudou a fazer o atendimento de primeiros socorros aos mais atingidos. Com isso mostra que a comunidade de Não-Me-Toque, é solidária nos momentos difíceis em que carece da solidariedade de todos indistintamente.