11 de outubro de 2006 as 00:00 / Desenvolvimento, Sem categoria

Arrancadão de Tratores em Não-Me-Toque foi mais um sucesso

O Arrancadão de Tratores realizado no último final de semana dias 7 e 8 de outubro, ficou mais uma vez marcado pela excelente organização e qualidade dos shows exibidos pela equipe de tratores Zerinho Bomba Show, que tiveram suas máquinas exclusivamente preparadas para o GP Firestone de Arrancadão de Tratores de Não-Me-Toque, segunda edição. Outro espetáculo a parte foi proporcionado pelas demais equipes, que levantaram a galera nas arquibancadas com suas belíssimas largadas.

Os pilotos Stubbe “Magoo”, Dica “Boratchio” e Duda “Maluco” realizaram um show jamais visto em Não-Me-Toque. Para isso os tratores foram testados em manobras e efeitos visuais inéditos proporcionando ao público, grandes emoções e muita adrenalina, na pista de 201m, da RS 142, em frente ao Parque de Exposições da Cotrijal. A organização do evento esteve sob responsabilidade da HSJ Desenvolvimento, com supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo do RS e apoio da Prefeitura de Não-Me-Toque, através da Secretaria de Desenvolvimento da Produção.
As arquibancadas foram lotadas por um público superior a 18 mil pessoas, que compareceram para prestigiar o único evento na modalidade tratorshow, existente no país.

Nem mesmo o frio no sábado a noite (7), espantou o público que compareceu em peso na abertura do evento que contou com a apresentação da Banda Marcial Municipal de Não-Me-Toque, desfile das autoridades acompanhadas de crianças representantes das etnias alemã, holandesa e italiana e também da cultura gaúcha; desfile de tratores do arrancadão e tratores Massey Fergunson no momento Augustin. A acordionista, Cássia Goetmes entoou o hino riograndense.

A noite de sábado reservou ainda uma surpresa desagradável para a equipe Metracol, o trator simplesmente explodiu. Segundos antes da largada o volante da embreagem do laranja mecânica se quebrou fazendo em pedaços o platô e disco da máquina que era tida como uma das favoritas para o GP de NMT.

Outra equipe que também apresentou problemas na noite de sábado foi à equipe 601 Racing, que teve o comando do trator quebrado em duas ocasiões, e não conseguiu completar nenhuma largada. Na tarde de domingo a equipe apresentou um dos melhores tempos: 9s5 cravados o que demonstra toda a qualidade e esforço do preparador Ivanir Lazarin que passou a noite em claro para deixar o trator pronto para a competição.

No domingo, muitas atrações eram aguardadas pelo público e várias surpresas e incertezas rondavam os boxes das equipes. Bem como a Brutus de Paulo Radetski, campeão do GP no ano passado em Não-Me-Toque, chegou a fazer o melhor tempo na tarde de sábado, 9,55 segundos, mas no domingo a máquina apresentou problemas e a equipe conseguiu apenas a 3ª colocação.
Outro favorito ao prêmio de NMT, Alexandre Scwheinberger, da equipe Bad Boy, que venceu o GP realizado na cidade Fraiburgo/SC, no mês passado, também não obteve bons resultados, não garantindo sua presença entre os seis primeiros.

A presença feminina no Arrancadão, foi mostrada com estilo pelas pilotos Irani Kreutz, a “Nica” da equipe Penélope Charmosa, e Darli Drisner, da equipe Cobra Racing. Nica conquistou o quinto lugar em Fraiburgo (SC) no mês passado e só não disputou a final porque seu trator quebrou na última largada da semifinal. Já Darli Drisner, que estreou na categoria em Fraiburgo foi protagonista de um espetacular acidente, quando capotou seu trator nas provas classificatórias do sábado. Ela nada sofreu, quebrando apenas a unha do polegar direito.

O campeão Ivan Schanoski, da equipe Azulão FM Racing Team de Maripá, veio surpreendendo os companheiros de sua equipe a cada nova arrancada, marcando sempre bons tempos.
O atual campeão brasileiro, derrotou na decisão Armando Bodrin Júnior, da equipe Flecha de Prata (Toledo/PR). A diferença foi uma das mais apertadas das últimas edições do Arrancadão de Tratores. Ivan fez o tempo de 9s81, enquanto que Armando registrou o tempo de 9s86. Além da briga pelo título, o público presente pode viver também o drama de Schanoski, que antes de comemorar sua vitória, passou por um susto. O motor do trator número 2 da equipe Azulão disparou ao cruzar a linha de chegada, ainda recebendo injeção de nitro. Ivan conseguiu deixar a máquina em ponto morto e depois de percorrer mais de 300 metros, jogou o trator contra o barranco do lado esquerdo da pista, indo parar quando atingiu a cerca do Parque de Exposições da Cotrijal. O piloto nada sofreu, mas o trator teve o aro traseiro esquerdo e a saia danificada. “Foi um grande susto, mas depois que verifiquei que nada de mais grave aconteceu, só pensei em comemorar a vitória”, disse Ivan Schanoski.

Já na disputa do terceiro lugar, Paulo Radestki, da equipe Brutus (Maripá/PR), derrotou Valdecir Hohloff, da equipe Dysord Racing (Toledo/PR), em mais uma disputa acirrada. Durval Conci Júnior, da equipe Conci (Maripá/PR), conquistou o quinto lugar, ao passo que Anildo Schanoski, da equipe 601 Racing (Maripá/PR), obteve o sexto lugar, fechando o grupo daqueles que comemoraram os resultados no pódio.

O próximo Arrancadão de Tratores será disputado nos dias 11 e 12 de novembro, em Maripá, oeste do Paraná, quando será disputado o GP Vipal, valendo pelo Campeonato Brasileiro da categoria.