30 Toneladas de Lixo Eletrônico são recolhidos na Campanha
No último sábado (23), a coleta de lixo eletrônico, promovida pela Secretaria Desenvolvimento Econômico, Agropecuário e Lazer, através do Departamento de Meio Ambiente, em parceria com a empresa Natussomos e apoio do Grupo de Escoteiros Guardiões da Nascente. Recolheu aproximadamente 30 toneladas de resíduos. O ponto de coleta dessa edição, foi ao lado do Ginásio Nenão e centenas de não-me-toquenses aderiram a campanha e deram o destino adequado a eletroeletrônicos dos mais diversos tipos.
O descarte incorreto de lixo eletrônico tem sido um dos grandes problemas sociais, por isso proporcionar a comunidade não-me-toquense a destinação adequada é de vital importância.
E qual o destino dos materiais recolhidos?
Depois de chegar na unidade da empresa responsável pelo descarte, o material passa por um processo de segregação, onde são classificados e desmontados, um processo feito de forma manual.
Posteriormente, materiais como plástico, passam por moagem e por fim são destinados às fábricas de calçado, onde são usados na fabricação de solados. Outro exemplo, são os vidros dos televisores que são utilizados na produção de lajotas. A taxa de aproveitamento dos materiais recolhidos é de 95%. Os resíduos que sobram vão para um aterro legalizado.