Saúde monta cronograma emergencial para suprir saída de médicos dos programa mais médicos e contrata novos profissionais
A declaração do presidente eleito Jair anunciando que não iria manter o programa com pagamento ao governo cubano, fez com que Cuba anunciasse a saída do programa. Com o anúncio Não-Me-Toque também perde profissionais de seu quadro.
O Ministério da Saúde recebeu carta da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), informando o encerramento do Acordo de Cooperação Técnica com o Governo da República de Cuba em 14 de novembro de 2018.A OPAS/OMS alegou a inexequibilidade material para o cumprimento da continuidade da Cooperação Técnica, destacando a cláusula contida no 80° Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de ações vinculadas ao projeto “Ampliação do acesso da população brasileira à Atenção Básica em saúde” com o Ministério da Saúde que representa a República Federativa do Brasil.
Assim, o atendimento no interior será suspenso na última semana de Novembro e nas duas primeiras semanas de Dezembro, assim como o atendimento na Unidade Básica de Saúde do Bairro Viau como já noticiado anteriormente pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura.
O atendimento médico no Bairro Santo Antônio será feito nas terças e quintas-feiras pela parte da tarde, já na Unidade de Saúde da Industrial o atendimento médico acontecerá nas segundas e sextas-feiras.
A Secretaria de Saúde já fez a nomeação da Dra. Bruna Neuls Van Lieshout, a expectativa é a mesma inicie as atividades a partir da primeira semana de Dezembro, dependendo dos exames admissionais.
“A saída dos Médicos Cubanos pegou todos os Municípios de surpresa, por isso pedimos a compreensão dos usuários do sistema de saúde nos próximos dias até que possamos nos readequar e normalizar o atendimento em todas as Unidades de Saúde”, comenta o Secretário Marco Costa.