A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
11 de maio de 2020 as 16:39 / Saúde

Não-Me-Toque já registra transmissão comunitária do Covid-19

Até então casos registrados no Município eram trazidos de outros locais e não transmitidos entre munícipes.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na tarde desta segunda-feira (11), a atualização do Boletim Epidemiológico da situação Covid-19 em Não-Me-Toque que registra um total de 12 casos, destes 10 confirmados laboratorialmente e 2 por critérios epidemiológicos, destes 7 pacientes já se recuperaram da doença.

Um dos pacientes diagnosticados hoje foi internado com sintomas agravados e conforme informações da Secretaria de Saúde possivelmente será transferido para Passo Fundo.

Porém, o que preocupa agora é que já se registra a transmissão comunitária do vírus, ou seja, a transmissão do vírus está ocorrendo dentro do próprio município. Ela difere dos casos importados (quando uma pessoa adquire o vírus em viagens). As situações de transmissão comunitária significam que o vírus está mais disseminado, demandando cuidados mais efetivos.

O que posso fazer para me proteger e evitar transmitir para outras pessoas?

A maioria das pessoas infectadas experimenta uma doença leve e se recupera, mas pode ser mais grave para outras pessoas. Mantenha-se informado e faça o seguinte para cuidar da sua saúde e proteger a dos outros:

– Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool, para matar vírus que podem estar nas suas mãos.

– Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando. Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus. Se você estiver muito próximo, poderá inspirar as gotículas – inclusive do vírus da COVID-19 se a pessoa que tossir tiver a doença.

– Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no corpo da pessoa e deixá-la doente.

– Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar (em seguida, descarte o lenço usado imediatamente). Gotículas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus responsáveis por resfriado, gripe e COVID-19.

– Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico. Siga as instruções da Secretaria de Saúde.

– Pessoas doentes devem adiar ou evitar viajar para as áreas afetadas por coronavírus.

– Os viajantes que retornam das áreas afetadas devem seguir os protocolos estabelecidos e informar sobre o histórico de viagem e sintomas se for o caso.

Telefones Úteis

Plantão Covid – (54) 9 9640-7175

Dúvidas relacionadas a suspeita de coronavírus e orientações médicas

Vigilância Sanitária –  (54) 9 9635-8514

Dúvidas relacionadas a estabelecimentos comerciais e seu funcionamento

Epidemiologia – (54) 9 9633-5314

Dúvidas sobre viajantes, vacinas e orientações técnico-epidemiológicas


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir