Não-Me-Toque mantem índices de contribuição no novo Cálculo Atuarial
Ferramenta de extrema importância, o cálculo atuarial é o resultado, obtido através de técnicas estatísticas e conceitos econômico-financeiros e atuarial, que demonstra se o Regime Próprio está tendo superávit ou déficit financeiro. Aponta, também, qual deve ser o valor das contribuições pelos contribuintes no presente para cobrir as despesas pagas aos segurados no presente e no futuro e para financiar os gastos administrativos do próprio Regime Próprio.
O Cálculo Atuarial é a base para a escolha de uma adequada alíquota de contribuição. É de extrema importância que a alíquota escolhida respeite o resultado do cálculo, por mais que os segurados possam se demonstrar insatisfeitos com o percentual da contribuição. O Cálculo Atuarial é a garantia de que o fundo terá uma vida longa e próspera, proporcionando aposentadoria e pensões a todos os contribuintes.
É obrigatório que todos os institutos efetuem, no início do ano, um cálculo atuarial a ser executado por profissional capacitado, um atuário. O cálculo deve ser atualizado anualmente pois as variáveis para este mudam constantemente: expectativa de vida, idade dos segurados, evolução salário, entre outros. Na quinta-feira (10), o representante da empresa Gestor Um – Consultoria Financeira | Consultoria Atuarial que presta serviços para a Administração Municipal fez a entrega do novo cálculo atuarial, que segue com os mesmos índices de contribuição aplicados anualmente e explicou alguns detalhes acerca do assunto ao Vice-Prefeito em Exercício Pedro Paulo Falcão da Rosa, Secretários Municipais e servidores Públicos dos setores de RH e Contabilidade.