Campanha conscientiza motoristas: Esta vaga não é sua nem por um minuto!
“Infelizmente a gente tem que se virar de qualquer forma. Seja para ir numa loja, pagar uma conta ou passear, ninguém respeita as vagas destinadas a pessoas deficientes que realmente precisam”. Esta é uma costumeira reclamação de quem tem deficiência e procura estacionar numa vaga reservada e não consegue, pois alguém sem deficiência alguma já estacionou.
O Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência já realizou diversas ações de conscientização que não surtiram resultado. Assim, durante esta desta quarta-feira (20), os integrantes deste Conselho realizaram um pedágio educativo e a ocupação de diversas vagas de estacionamento com cadeiras de rodas com bilhetes grudados, nas ruas Fernando Sturm e Padre Valentim Rumpel.
As pessoas que tentaram estacionar saiam dos carros curiosas, liam e comentavam umas com as outras. O bilhete dizia: “Vou ali e já volto, é rapidinho, não irei demorar, só fui buscar uma coisinha”. Trata-se de uma inversão de situação, pois quase sempre o motorista que é flagrado estacionando em vagas exclusivas para deficientes físicos e idosos solta a célebre desculpa de que “é só por um minuto”.
A ação visa chamar a atenção para o desrespeito das vagas de deficientes. A vaga destinada a deficientes, que deve existir em todo estacionamento, é sinalizada. Só quem tem deficiência pode parar ali, em lugares públicos ou privados. Quem estaciona irregularmente comete infração de trânsito.
O presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Ricardo Schwingel, comentou a ação: “Avaliamos como positiva a realização desta campanha de conscientização, assim as pessoas vinham para estacionar e encontravam cadeiras de rodas, algo similar quando a pessoa com deficiência busca estacionar em sua vaga e encontra veículos de pessoas que não possuem nenhuma deficiência. Pedimos que cada um se conscientize e não estacione em vagas reservadas! Trata-se de uma questão de respeito”, destacou.
Motorista, respeite as vagas de estacionamento reservadas!