Casa da Cultura Dr. Otto Stahl, 25 anos de muitas histórias
A Casa da Cultura Dr. Otto Stahl pertence a 3ª Região Museológica do Sistema Estadual de Museus/RS e está incluída no cadastro Nacional de Museus desde 2006. Possui no seu acervo: indumentárias, iconografias, objetos de uso pessoal, objetos decorativos, instrumentos musicais, máquinas, utensílios domésticos, numismática, tesserologia, medalhística, arte sacra, regionalismo, livros, revistas, jornais locais, relatos escritos, quadros e documentos, registros orais gravados em cassete e VHS, DVDs e uma variedade de documentos, “comprovando a trajetória histórica desta Terra e deste povo, da Região do Alto Jacuí” (Sandra Cunha, historiadora).
Dr. Otto Stahl
O Dr. Otto Stahl, sua esposa Wilma e a filha Brunhilda residiram nesta casa desde o ano de 1929 até meados dos anos 60. Ele foi o fundador dos dois hospitais existentes até hoje em Não-Me-Toque, onde clinicou por muitos anos. Destacou-se também como presidente do Clube União local e na fundação do Ginásio São Francisco Solano. Na vida política, foi o vereador mais votado e presidente da Câmara de Vereadores nos anos de 1955 a 1957. Foi presidente da Comissão de Emancipação do município. Representou o Governador do Estado em 1955, na ocasião da solenidade alusiva à Instalação da Nova Comarca de Não-Me-Toque. Recepcionou autoridades que visitaram o nosso município: o Príncipe Bernhard da Holanda e o Governador do Estado Leonel Brizola. Após muitos anos dedicados à medicina, Dr. Otto despediu-se da profissão em 1962, recebendo inúmeras homenagens. Em 22 de setembro de 1990, numa justa homenagem ao Dr. Otto, esta casa, onde viveu, foi transformada em “Casa da Cultura Dr. Otto Stahl”.
Para comemorar o aniversário de 25 anos da Casa de Cultura, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto organizou para alunos das Escolas Municipais uma visita ao local onde os alunos foram agraciados com a presença do Projeto Pinóquio da Biblioteca Municipal de Carazinho, presenteando os alunos com lindas e emocionantes histórias. O objetivo da atividade foi de incentivar o hábito da leitura.