“Poesia todo dia? Todo dia Poesia!”
Na quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), organizou um encontro para os alunos das 5ª séries da rede pública municipal no auditório da prefeitura. Contando com a presença da Secretária de Educação, Cultura e Desporto Griselda Blau, da equipe pedagógica da SMECD, diretores, convidados e imprensa, o evento marcou o lançamento do projeto “Poesia todo dia? Todo dia poesia!”.
Criado em 2009 o projeto vai ser retomado com os anos iniciais da rede pública de educação. Além de instigar as crianças a desenvolver a memorização, a compreensão e a interpretação, o “Todo dia poesia? Poesia todo dia!” objetiva desenvolver o gosto pela leitura. Neste sentido, serão trabalhados diferentes poetas, para que os jovens venham a saber e se interessar pela história dos autores que estão lendo e interpretando, bem como estimulá-los a buscar outras obras do mesmo. Este ano, o autor homenageado será Pedro Bandeira. Nas edições anteriores os homenageados foram o romancista e poeta especialista em literatura infanto-juvenil, Elias José, a poetiza Cecília Meireles e o poeta Vinícius de Moraes, que volta suas obras ao humor infantil, cheio de fantasias.
Neste primeiro encontro os alunos tiveram um contato inicial com o projeto e seu objetivo através de uma retrospectiva dos anos anteriores, para que a partir disso o tema deste ano possa ser trabalhado durante o ano letivo nas escolas. O projeto foi apresentado com vídeos e declamações dos alunos que participaram do projeto nos anos anteriores, para que as crianças possam a apreciar o significado da poesia.
“O projeto “Todo dia poesia? Poesia todo dia!” é voltado aos nossos alunos de séries iniciais, para que estes despertem o gosto pela literatura desde cedo e aprendam a se expressar. Assim como o projeto “Oratória nas Escolas”, os alunos irão trabalhar em sala de aula as obras de Pedro Bandeira e realizarão apresentações. Desse modo estaremos incentivando o hábito saudável da leitura e auxiliando ainda mais no desenvolvimento destes jovens”, salientou a Secretária Griselda Blau.
Agora as professoras de literatura irão trabalhar a poesia e o poeta escolhido em sala de aula. Durante o decorrer do ano haverá eventos em cada escola, nos quais os alunos serão estimulados a participar, interpretando as poesias de Pedro Bandeira. Aqueles que se destacarem, deverão participar do IV Sarau de Poesias, que será realizado no final do ano letivo.