Conselho Municipal da Agricultura trata sobre Seminário do Leite
Na sexta-feira (8), o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry esteve participando da reunião do Conselho Municipal da Agricultura para tratar dos últimos detalhes relacionados ao Seminário do Leite, que acontecerá no dia 27 de agosto, na Associação de Funcionários da Cotrijal, junto ao Parque da Expodireto Cotrijal.
Realizado em parceria entre a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com o Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores, Secretaria de Obras e EMATER com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA), o seminário tem por objetivo oportunizar aos produtores e pessoas ligadas à produção e ao mercado do leite, momentos de ensinamentos técnicos/científicos, bem como uma oportunidade para troca de informações. Através da viabilização de palestrantes de alto nível e assuntos atualizados, o seminário oferece uma visão mais realista para as perspectivas da agropecuária leiteira.
A produção de leite no Município de Não-Me-Toque representa uma forte base econômica e social para um grande número de famílias rurais, sendo atualmente, uma das poucas atividades agropecuárias que faz inclusão social pelas características de ser uma renda mensal, por existir uma logística de transporte e de industrialização absorvendo toda a produção, e por utilizar insumos para a produção de leite, que são gerados na propriedade rural, minimizando os custos de produção.
Programação:
Seminário
09h00min – Abertura do Evento
09h30min – Mercado do Leite: situações e perspectivas – Ernesto Krug, Diretor da Avipal e Presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas.
10h30min – Perspectiva do Setor Industrial frente ao atual cenário do setor leiteiro – Darlan Palharini, representante do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul.
11h10min – Posicionamento das entidades FETAG E FARSUL
11h40min – Perguntas e debates
12h10min – Almoço
Tarde de campo
13h30min – Atividade prática sobre Planejamento do tamanho dos piquetes considerando a oferta de pasto e a quantidade de animais – Engº Agr. Msc. Vinícius Toso – EMATER/Ascar – RS
15h00min – Encerramento
“Iremos realizar este evento para que os produtores de leite possam desenvolver suas atividades de forma economicamente viável e acompanhar as tendências futuras. O seminário é mais uma ferramenta disponível, como gerador e repassador de informações, bem como um fórum de debates, oferecendo momentos de troca de experiências e questionamentos, para suas individualidades”, ressalta o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ivan Machry.