Estudantes universitários pedem apoio
Na manhã de quarta-feira, 2, a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer recebeu em seu gabinete a vereadora Paula Samuel Van Schaik (Paulinha) e os estudantes universitários da Associação de Estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior de Não-Me-Toque. Os estudantes foram em busca de ajuda junto ao Governo Municipal para tentar diminuir o custeio mensal com os estudos e também obter informações sobre o Passe Livre. A associação possui 130 associados.
Segundo a vice prefeita, os investimentos para os estudantes universitários ocorrem através de repasses e em forma de parceria em eventos do município como já acontece com a Associação Cultural Recreativa dos Estudantes Universitários (ACREU). O obstáculo para UM maior investimento no transporte do Ensino Superior é a existência da demanda na Educação Infantil, que é uma obrigação constitucional do Município.
A vice-prefeita Teodora explicou para os estudantes como acontece a divisão dos tributos, como a arrecadação e os custos de serviços contínuos. O Fundo de Participação dos Municípios (FPM), é distribuído de acordo com o número de habitantes e do ICMS, onde 25% dos valores arrecadados retornam aos municípios o restante segue para o Estado.
“Estaremos esclarecendo necessário para todos os associados sobre o programa Passe Livre, para que tenham acesso a esse programa e também desenvolvendo um estudo para analisar a possibilidade de convênio assim como temos com a ACREU”. Destacou a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer.